Composição Visual - Memória Descritiva

08-03-2014 18:22

Memória Descritiva

 

Neste primeiro trabalho, foi-nos pedido que elaborassemos uma composição que transparecesse a nossa interpretação visual de uma música à escolha. Eu e a minha colega, Leonor Carvalho, optamos pela música "Mundo ao Contrário", dos Xutos e Pontapés (https://www.youtube.com/watch?v=sn-X0FZq12M).
Após decidirmos a música, eu e a Leonor pensamos nos elementos básicos da comunicação que iríamos utilizar na nossa composição e de que forma os iriamos interligar com as técnicas de expressão visual e com a própria mensagem da música.
Como tal, optamos por realizar uma capa mais soft, utilizando elementos como a direção, dimensão e perspetiva, aliados a técnicas como a assimetria, opacidade e justaposição. Para tal decidimos contrapor dois planos, um inferior onde temos a personagem feminina e um superior com a personagem masculina, olhando um para o outro e tendo em comum o mesmo céu. Desta forma brincamos com a mensagem da música, tendo sempre um plano ao contrário. Procuramos assim remeter também para o lado pacato e bonito do amor, não fazendo algo exagerado, mas que ainda assim transmite a mensagem. 

 
Aqui ficam as fotos originais utilizadas na elaboração da capa e algumas experiências: 
 
 



Já na bolacha, procuramos representar o lado dinâmico, louco e imprevisivel do amor, brincando com elementos como a escala, textura e movimento. Pensamos em aliar tudo isto a técnicas como a instabilidade, assimetria, exagero, atividade, audácia, transparência e distorção, e para tal, decidimos mais uma vez brincar com a mensagem da música e com a ideia de um "mundo ao contrário". Aproveitando a sua forma circular, fizemos da bolacha um mundo, pegando em vários monumentos característicos de diversos países e dispondo-os de forma aleatória, irreal e divertida. 


Aqui ficam algumas experiências: