Blogue

24-03-2014 09:45

A tipografia consiste no processo de composição de um texto, tendo como objetivo ordenar, estruturar e formatar informação de forma a que esta seja legível e funcional. Noutros casos, a sua dimensão estética sobrepõe-se à semântica. 
A letra possui sempre uma dimensão gráfica e linguística/funcional, isto porque apresenta um determinado aspeto mas também um determinado singificado.

Existem três épocas claras de escrita: a época de escrita à mão, a da tipografia de chumbo e a de tipografia eletrónica e digital.

 

" Tipografia é a arte de dispor corretamente o material de imprimir, de acordo com um propósito específico: o de colocar as letras, repartir o espaço e organizar os tipos com finalidade de prestar ao leitor a máxima ajuda na compreensão do texto. "  Stanley Morison
 

 

Exemplos de Tipografia

09-03-2014 18:46

Na minha recolha fotográfica, os elementos que procurei focar foram a perspetiva e a dimensão, aliando-os à técnica do profundo-/profundidade. Isto porque são elementos que visualmente me atraem e que não desenvolvi na minha composição visual. 
 

Captei as três imagens que se seguem em Espinho, a minha cidade. Em todas elas procuro um sentido de profundidade e dimensão, de forma a levar o observador a ver todos os elementos da imagem convergirem num ponto, ou seja, a criarem uma perspetiva. Esse ponto, em ambas, situa-se no fundo da imagem. Na primeira e na terceira, todos os elementos da imagem convergem para o fim da sucessão de candeeiros, enquanto que na segunda convergem para o fim da sucessão de bancos e do caminho em que estes se encontram.
 
09-03-2014 18:19

Após várias experiências, este é o resultado final do nosso trabalho:


 

Capa : direção, dimensão e perspetiva; assimetria, opacidade e justaposição.
Bolacha : 
escala, textura e movimento;  instabilidade, assimetria, exagero, atividade, audácia, transparência e distorção

08-03-2014 18:22

Memória Descritiva

 

Neste primeiro trabalho, foi-nos pedido que elaborassemos uma composição que transparecesse a nossa interpretação visual de uma música à escolha. Eu e a minha colega, Leonor Carvalho, optamos pela música "Mundo ao Contrário", dos Xutos e Pontapés (https://www.youtube.com/watch?v=sn-X0FZq12M).
Após decidirmos a música, eu e a Leonor pensamos nos elementos básicos da comunicação que iríamos utilizar na nossa composição e de que forma os iriamos interligar com as técnicas de expressão visual e com a própria mensagem da música.
Como tal, optamos por realizar uma capa mais soft, utilizando elementos como a direção, dimensão e perspetiva, aliados a técnicas como a assimetria, opacidade e justaposição. Para tal decidimos contrapor dois planos, um inferior onde temos a personagem feminina e um superior com a personagem masculina, olhando um para o outro e tendo em comum o mesmo céu. Desta forma brincamos com a mensagem da música, tendo sempre um plano ao contrário. Procuramos assim remeter também para o lado pacato e bonito do amor, não fazendo algo exagerado, mas que ainda assim transmite a mensagem. 

 
Aqui ficam as fotos originais utilizadas na elaboração da capa e algumas experiências: 
 
 



Já na bolacha, procuramos representar o lado dinâmico, louco e imprevisivel do amor, brincando com elementos como a escala, textura e movimento. Pensamos em aliar tudo isto a técnicas como a instabilidade, assimetria, exagero, atividade, audácia, transparência e distorção, e para tal, decidimos mais uma vez brincar com a mensagem da música e com a ideia de um "mundo ao contrário". Aproveitando a sua forma circular, fizemos da bolacha um mundo, pegando em vários monumentos característicos de diversos países e dispondo-os de forma aleatória, irreal e divertida. 


Aqui ficam algumas experiências:

 
 



 

03-03-2014 21:51

Lei da Proximidade

Tendemos a unir elementos próximos da forma mais simples, o que resulta em formas distintas. 

 

Lei da Semelhança

Impõe-se à Lei da Proximidade: se tivermos elementos iguais e outros diferentes na mesma composição, tendemos a ligar os elementos iguais, seja na côr, forma, etc. 

 

Leis da Teoria da Forma Visual

Alguns princípios

O todo é diferente da soma das suas partes;
A forma é percecionada como um todo;
Toda a forma se distingue do fundo ao qual se opõe e o olhar decide se o elemento pertence à forma ou ao fundo;
A forma é mais facilmente percecionada quanto mais acentuado for o contraste entre a figura e o fundo;
Uma forma é mais nítida quanto mais fechado for o contorno; 
Se um contorno não é fechado, a mente tende a fechá-lo incluindo elementos que são mais facilmente incluíveis na forma;
A pregnância é a qualidade que caracteriza a força da forma: uma forma resiste mais ao que está à volta quanto mais pregnante for; uma forma é mais pregnante quanto mais eixos de simetria possuir;
Uma forma é complexa quando o número de elementos é superior a sete; esta é mais pregnante quanto mais hierarquizada for;
 
 

Mas existem regras que fogem às Leis

Se A se aproxima de B, vamos achar que estão ligados;
Se A é maior que B, então A é superior a B;
O que está no centro é considerado mais importante (associado à simetria), bem como o que está mais longe;
O que está mais nítido é mais forte;
Se A diz a mesma coisa que B e B a mesma coisa que C, então A é mais verdadeiro do que se estivesse isolado;
Quanto maior for a saturação, maior a importância;
 
 
 


Lei de quantificação de ângulos

Apenas os ângulos de 90º, 60º, 45º e 30º são considerados perfeitos - os restantes são vistos como deformações.

 

03-03-2014 21:31

Alguns princípios e conceitos

Segundo a Teoria da Gestal, nós não vemos partes, mas sim um todo. Como tal, a forma é um todo indissociável, com qualidades próprias, que não resulta exclusivamente da soma dos seus elementos. 
Uma parte num todo é diferente da mesma parte isolada ou num outro todo. 

Existem três conceitos básicos:

O campo - onde estão os elementos;
A estrutura - organização dos elementos que nos permite distinguir a forma;
A forma - resultado da organização dos elementos que se distingue ou não do fundo, consoante a estrutura;

No campo, a mesma forma pode ter significados diferentes, consoante a posição. 
A simetria de uma figura acentua-se se o seu eixo no campo se orientar verticalmente. 

 

03-03-2014 21:17

Equilibrio -- Instabilidade
Simetria -- Assimetria
Regularidade -- Irregularidade
Simplicidade -- Complexidade
Unidade -- Fragmentação
Economia -- Profusão
Reticência -- Exagero
Previsibilidade -- Espontâneadade 
Atividade -- Passividade
Subtileza -- Audácia
Neutralidade -- Acento
Transparêcia -- Opacidade
Realismo -- Distorção
Plano -- Profundo
Singularidade -- Justaposição
Agudeza-- Difusidade
 

28-02-2014 12:22

Os signos representam algo, não sendo exatamente esse mesmo algo.
Segundo Pierce, existem três categorias de signos: o ícone, o índice e o símbolo. 

Ícone
Tem sempre um grau de semelhança com o que representa.

Índice
Algo que, não sendo a representação exata, traduz algo. Ex. Um ninho, não sendo um pássaro, pode representa-lo.

Símbolo
Estabelece uma ligação perfeita com aquilo que representa, consoante o que foi definido. Ex. A palavra "pássaro" significa uma ave, ou seja, é a própria palavra que nos leva a associar isso. Já em Inglês seria a palavra "bird". 
 

 

 

28-02-2014 11:06

Os elementos básicos da Comunicação Visual são:

Ponto
Possibilita medir espaços e criar/definir figuras. Quando os pontos estão muito próximos formam uma linha.

Linha
Permite expressar sensações. Forma um contorno.

Contorno
Existem três básicos : quadrado, triângulo e círculo. Aos contornos associamos três direções.

Direção
Dão um sentido à forma, podendo ser vertical, horizontal, na diagonal, da esquerda para a direita ou vice-versa, etc.

Tonalidade
Permite dar dimensão a um plano

Dimensão
Ao utilizarmos elementos como a perspetiva ou a tonalidade damos dimensão a um plano.

Escala
Relação entre os elementos no que toca ao tamanho dos mesmos.

Textura
É trabalhada com o ponto, linha e tonalidade, remetendo para a sinestesia (tato).

Movimento
Através de linhas e direções, dá a ideia de que a imagem não é estática/tem vida.
 

 

 


 


 

 

Itens: 11 - 19 de 19
<< 1 | 2