Blogue

30-05-2014 09:47

Após três semanas de preparação, este é o resultado final da nossa Infografia:
 

https://www.swfcabin.com/open/1401986685

 

Ficamos muito satisfeitas com o seu resultado. Dedicamos muito do nosso tempo à realização deste projeto, e dada a sua complexidade, tivemos de nos empenhar ao máximo para que ficasse como idealizamos. 
As maiores dificuldades com que nos deparamos foi, sem dúvida, juntar tudo no flash e desenhar as imagens das danças minunciosamente. 
Consideramos, no entanto, que todo o trabalho valeu a pena dado o resultado fantástico que obtivemos. 

Uma notícia onde a nossa infografia poderia ser integrada seria esta:
  

 

 

30-05-2014 09:33

Nesta última semana, focamo-nos em terminar a montagem da apresentação de cada dança. Para tal, juntamos todos os desenhos às suas descrições, como mostram os seguintes exemplos:

 

 

A fonte utilizada nos títulos foi novamente a "Always in my Heart" (85-95), enquanto que no texto utilizamos a Gotham HTF (16). Para o espaçamento entre as linhas, optamos por 22px. 
De seguida, elaboramos os Menus para as regiões que continham mais de uma dança, tendo sido este o resultado de um deles:




Finalizadas as apresentações de cada dança e os Menus (realizadas no Illustrator), montamos tudo no Flash. Este processo foi o que nos deu mais trabalho, uma vez que é uma ferramente dícil de utilizar. 

25-05-2014 13:03

Na segunda semana de trabalho, focamo-nos primeiramente em terminar os mapas. Ou seja, selecionamos as regiões que continham alguma das 13 danças e mudamos a cor, mapa a mapa. Como já tinhamos referido, isto serviria para que quando o leitor passasse o rato pela região (no flash) esta mudásse de cor, se identificásse e o convidasse a clicar para saber que dança continha. Alguns exemplos:
 
Todo este processo foi feito no photoshop, usando o mesmo método para desenhar o mapa base.
Concluídos os mapas, iniciamos a transformção das imagens que escolhemos para ilustrar cada dança em desenho. Realizamos tudo no photoshop, onde mais uma vez utilizamos o método de desenhar por cima da imagem original. Alguns exemplos:




Concluídos os desenhos, resta-nos montar a apresentação de cada dança e juntar tudo no flash.

23-05-2014 12:23

Para a nossa Infografia, baseamo-nos numa notícia do JN sobre o dia Mundial da Dança:
O nosso trabalho teria de relacionar-se, portanto, com o tema DANÇA. 
Como tal, tivemos a ideia de realizar uma infografia sobre as Danças Tradicionais Portuguesas.
Começamos por elaborar uma pesquisa sobre o tema, tendo selecionado 13 danças principais de várias zonas:


Minho
Vira
Tirana
Malhão
Cana Verde
Gota

Beira Alta
Chula
Regadinho

Algarve
Corridinho

Ribatejo
Fandango
Verde Gaio


Madeira
Bailinho da Madeira 


Trás-os-Montes
Dança dos Paus

Serra da Estrela
Dança de Roda

 

De forma a organizar todas estas danças, optamos por utilizar um mapa de Portugal dividido em regiões como base para a nossa infografia. Para a sua elaboração, escolhemos um mapa na internet e desenhamos por cima, utilizando o photoshop. O resultado foi o seguinte: 

Escolhemos cores que nos lembrassem o "tradicional" e tivessem ligação com o nosso tema. Ao mapa acrescentamos uma espécie de rótulo típico de produtos tradicionais portugueses, de forma a reforçar a ideia do nosso tema. Este foi elaborado no Illustrator e utilizamos as fontes Gotham HTF ("Danças" e "Tradicionais") e Always in my Heart ("Portuguesas"). 

Pensamos em realizar o nosso trabalho em flash e incluí-lo numa publicação online. Sempre que o leitor passásse o rato por cima de uma das regiões, esta ficaría mais escura e seria identificada. Ao clicar, ser-lhe-ia apresentada uma breve descrição da dança juntamente com uma imagem e link para um vídeo. No caso das regiões que possuem mais do que uma dança, elaboraríamos um menu com as possibilidades. 
Para tal, procedemos à pesquisa de imagens que pudemos transformar em desenho no photoshop (tal como fizemos com o mapa) e à transformação de cada região. Este processo só pôde ser concluído na semana seguinte. 

24-04-2014 10:07

Para nos inspirarmos na montagem do nosso projeto, inspiramo-nos em algumas infografias relacionadas com o nosso tema (e não só):


Algumas infografias interativas: 
https://visao.sapo.pt/euro-2012-infografia-interativa=f668322
https://jpn.c2com.up.pt/2013/04/05/infografia_jurassic_park_soltou_os_dinossauros_ha_20_anos.html
https://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/quem-sao-os-imortais-da-academia-brasileira-de-letras
 

 

20-04-2014 12:00

Exercicio de côr:
 

Transforamção de um castelo de princesas num castelo assombrado

07-04-2014 20:03

Pegando na ideia do que mais caracteriza o Chaplin (o seu bigode e o chapéu) e aliando a um elemento que nos remete para música (o piano), eis o resultado da nossa composição: 

Recontamos a história da notícia formando um piano. 
A escolha de cores acromáticas foi propositada, de forma a remeter para "antiguidade" e "preto e branco", uma vez que os filmes de chaplin são antigos e não contêm cor. 
Utilizando vários tipos de letras, tentamos destacar essencialmente os nomes dos cinco filmes que serão exibidos. A escolha foi feita de acordo com a mensagem do filme: por exemplo, no título "Modern Times" utilizamos uma fonte mais moderna (com o pormenor da roda, que dá ideia de industrialização, logo modernização), enquanto que no título "Kid auto races at venice" utilizamos uma fonte mais volumosa, com uns traços que dessem a ideia de movimento ("races").



As fontes utilizadas (de cima para baixo) foram:
• Didot
• Bodoni 
• Helvetica Black 
• Helvetica Rounded 
• Gotham Condensed 
• Helvetica Ultra Light
 

 Condensed 
• VAG Rounded 
• Gestalt 
• Futura 
• Ostrich Light 
• Albo 
• Ostrich Bold 
• Klauvika Bold Italic

 
04-04-2014 10:29

Para a minha recolha fotográfica, decidi aproveitar a minha ida a Bruxelas e captar vários tipos de letra, em busca de poder analisar se estes tinham serifa ou não.
 

Captei exemplos de fontes serifadas:

 

E de fontes não serifadas:


 

 


A imagem que decidi analisar foi a seguinte:


 Esta imagem é um exemplo de uma fonte serifada quadrada, que é muitas vezes utilizada neste tipo de "slogan" de vários países. 

03-04-2014 22:58

Para este trabalho foi-nos pedido que, com base num artigo/notícia, realizassemos uma infografia utilizando elementos tipográficos. 
Eu e a minha colega Leonor Carvalho optamos pela notícia sobre a celebração do 125º aniversário do Charles Chaplin no Teatro de São Carlos, do jornal Público (https://www.publico.pt/cultura/noticia/chaplin-cineasta-musico-1629110?page=-1#/0). 

Para nos inspirarmos, começamos por procurar alguns exemplos de tipografia que envolvessem o Charles Chaplin:

Visto que a nossa notícia também envolvia música (Orquestra Sinfónica), procuramos alguma inspiração sobre tipografia dentro dessa área:

 

24-03-2014 10:02

Escrita Romana Clássica ou Lapidária

Geralmente presente em pedras, paredes ou colunas, o alfabeto maiusculo deste tipo de escrita é considerado perfeito. Foi utilizado nas colunas de Trajana. 

 

Escrita Rústica

Típica do séc. IV, foi utilizada nos escritos de Virgílio e nos muros da antiga Pompeia.

Escrita Uncial

Típica do séc.IX, é conhecida como a escrita dos cristãos por aparecer em vários documentos relacionados com a igreja. 

 

Escrita Carolingia

Surge da preocupação do imperador Carlos Magno em unificar a escrita do seu império, pretendendo uma letra harmoniosa, legível, assimilável e rápida de escrever. É com este alfabeto que surgem as minusculas. 

 

Escrita Gótica

Surge no séc.XII, numa altura em que o espaço para escrever era pouco. Para resolver esse problema, cria-se o alfabeto gótico, com um tipo de letra muito condensado e difícil de ler. 

Escrita Humanista

Passando a existir papel em abundância e, como tal, mais espaço para escrever, abandona-se o alfabeto gótico e adapta-se o carolingio, originando o alfabeto humanista.

 

Escrita Caligráfica ou Inglesa

Surge no séc.XVIII e é um tipo de escrita mercantil, social ou legal, uma vez que surge na consequência da revolução industrial. 

Itens: 1 - 10 de 19
1 | 2 >>